Se você pensa que só deve procurar um médico ou agendar uma consulta quando se está doente, saiba que as consultas de rotina com especialistas são essenciais para a prevenção de doenças.
Listamos a seguir 7 motivos para marcar uma consulta e entender quando ir ao cardiologista é indicado. Veja só como garantir a saúde do coração!
1. Histórico familiar de doenças do coração
Caso tenha pais, irmãos, avós ou tios que sofreram acidente vascular cerebral (AVC), infarto ou morte súbita; ou casos de hipertensão e diabetes na família, fique atento!
2. Fatores psicossociais
Depressão, estresse e ansiedade estão entre os fatores psicossociais que influenciam no agravamento de doenças coronárias. O risco de infarto aumenta em 60% em casos de pessoas que sofrem de ansiedade e depressão.
3. Doenças preexistentes
Indivíduos que já foram diagnosticados com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, obesidade e colesterol alto devem consultar um cardiologista com frequência.
4. Sintomas de doenças cardiovasculares
Fique alerta e marque uma consulta com o cardiologista se observar os seguintes sintomas:
- falta de ar ou baixa tolerância para exercício físico;
- dores no peito;
- palpitações;
- desmaios frequentes.
5. Altas taxas de colesterol
O colesterol alto é uma das causas do infarto e do acidente vascular cerebral (AVC). Atuando de forma silenciosa, esse fator representa uma bomba-relógio, uma vez que não se manifesta por meio de sintomas.
6. Início de novas atividades físicas
Em todas as idades, consultar um cardiologista antes de iniciar a prática de atividades físicas é relevante. Faça uma avaliação ao começar a correr ou fazer qualquer outro tipo de esporte.
7. Idade acima de 55 anos
A partir dos 55 anos, é necessário fazer ao menos uma avaliação anual com o cardiologista. Com o envelhecimento, o coração sofre alterações e, por isso, é preciso um cuidado maior.
As doenças cardiovasculares, por serem muitas vezes fatais, devem ser sempre um foco de atenção da população e da medicina em geral. Por isso, é fundamental fazer exames preventivos e adotar hábitos de vida mais saudáveis.
Comments