top of page
Buscar

A RELAÇÃO ENTRE MÉDICO E PACIENTE EM TEMPOS DE TELEATENDIMENTO

  • Foto do escritor: FacilitaMed - Gestão de Clínicas Médicas e Administração de Consultórios
    FacilitaMed - Gestão de Clínicas Médicas e Administração de Consultórios
  • 24 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

Há alguns anos, ninguém imaginava ser atendido virtualmente por um médico, fazer uma consulta de rotina através da tela do computador, enviar exames por e-mail e receber a devolutiva por aplicativos, por exemplo. E, embora muitos tenham sonhado com esse dia, ele chegou de repente e pegou todo mundo de surpresa.


E como toda novidade causa estranheza e certa resistência, o risco de errar e de não aderir às mudanças, também cresceram. E como não podemos negar que as tecnologias digitais terão um grande impacto para a assistência de saúde da população, é preciso aceitar e aderir a essas novidades, mas com cautela, porque o que veio para contribuir e tornar mais ágil a relação médico paciente, não pode se tornar um pesadelo ou prejudicar o atendimento.



O paciente não pode querer uma consulta ou uma indicação de medicamento em uma conversa informal no WhatsApp, por exemplo. O atendimento deve continuar restrito às plataformas de telemedicina, com a devida atenção e cuidado.


O médico, em contrapartida, precisa ter uma agenda própria para estas consultas virtuais, com horários determinados e uma preocupação genuína com a velocidade e qualidade da internet, iluminação, som do microfone e as ferramentas adequadas para envio de guias de exames e receitas médicas.


Por isso, nem o médico, nem o paciente, não podem confundir esse contato mais próximo com intimidade e as regras do atendimento precisam estar claras desde o começo. É o médico e a sua equipe que alertam o paciente como acontecerá a consulta.


E para não derrapar ao sair utilizando as ferramentas disponíveis, a regra básica continua sendo o bom senso, o profissionalismo e o sigilo inviolável das informações de saúde, mantendo o caráter científico ou clínico desse tipo de interação profissional.


No mais, é preciso estar sempre de olho nas regras, orientações sobre mudanças e adequações no atendimento do Conselho Federal e Regional, da sua especialidade. E boas consultas!

 
 
 

Comments


©  2025 - FCTMED - Todos os direitos reservados.

Tel: (11) 96635-1389

CNPJ 22182734/0001-71 Elder Takayama 183742358-02

São Caetano do Sul - São Paulo, SP

  • Instagram FacilitaMed Serviços
  • LinkedIn FacilitaMed Serviços
  • Facebook
bottom of page