Existem vários fatores de risco para o câncer de mama que não podem ser modificados, como envelhecimento, mutações genéticas e histórico pessoal e familiar, para citar os mais frequentes.
Mas existem outros fatores que aumentam o risco de contrair a doença e que podem ser prevenidos ou amenizados fazendo mudanças no cotidiano.
Quais são os fatores que aumentam o risco de câncer de mama? E o que pode ser feito para reduzi-los?
1. Inatividade física: As mulheres que não são fisicamente ativas correm maior risco de ter câncer de mama, segundo os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Por isso, é importante praticar atividade física regularmente.
2. Excesso de peso: Mulheres mais velhas que estão com sobrepeso ou obesas têm um risco maior de câncer de mama do que aquelas com peso saudável.
3. Hormônios: Algumas formas de terapia de reposição hormonal (aquelas que incluem estrogênio e progesterona) tomadas durante a menopausa podem aumentar o risco de câncer de mama se tomadas por mais de 5 anos, observa o CDC.
4. História reprodutiva: Engravidar pela primeira vez após os 30 anos, não amamentar e ter tido uma gravidez interrompida podem aumentar o risco de câncer de mama.
5. Álcool: Alguns estudos mostram que o risco de câncer de mama de uma mulher aumenta quanto mais álcool ela bebe, diz o CDC. Mesmo o consumo em níveis baixos tem sido associado ao aumento desse risco. É melhor não beber bebidas alcoólicas.
6. Tabagismo: Fumar pode causar câncer em quase qualquer parte do corpo. Evitar fumar e ser exposto à fumaça do cigarro ajuda a reduzir o risco de contrair câncer.
Comments