Setembro Vermelho é uma campanha anual, dedicada aos cuidados com a saúde do coração. Mas o combate às doenças cardiovasculares deve fazer parte de sua rotina, 24 horas por dia, em todos os dias do ano.
Uma vida equilibrada é fundamental para você se manter longe de males que prejudicam o coração e os vasos sanguíneos. E melhor: sem precisar recorrer a tratamentos emergenciais.
Como prevenir doenças cardiológicas?
A prevenção de doenças cardiológicas começa por meio da adoção de bons hábitos no dia a dia. Cerca de 80% das cardiopatias podem ser evitadas com ações como:
- ter uma dieta saudável e equilibrada, rica em alimentos que ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL), como aveia, abacate e azeite de oliva extra virgem, e pobre em sal (no máximo, 6 gramas por dia) e açúcar (no máximo, 25 gramas por dia);
- praticar atividades físicas regularmente;
- bebidas alcoólicas;
- minimizar o estresse e desacelerar o ritmo de vida;
- tratar as comorbidades, como hipertensão, a qual é considerada responsável pela ocorrência de 80% dos casos de AVC e 40% dos infartos;
- ir às consultas médicas periódicas e fazer os exames de sangue, para o rastreamento universal (como o perfil lipídico e a glicemia de jejum), e os exames solicitados especificamente para o diagnóstico de doenças cardiológicas.
Conheça as principais doenças cardiovasculares:
- Angina: dores no peito, causadas pela diminuição de sangue nas artérias do coração;
- Infarto do miocárdio: causado pela interrupção do fluxo sanguíneo em uma das artérias;
- Arritmias: alterações no funcionamento do coração.
Sintomas que indicam doenças cardiovasculares:
- Dor ou desconforto no peito, que pode se estender a outras áreas do corpo;
- Alteração dos batimentos cardíacos;
- Confusão mental;
- Falta de ar;
- Fraqueza e desmaios;
- Palidez e suor excessivos.
댓글